Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Citações: A Sul de Nenhum Norte

por Rei Bacalhau, em 21.05.15

Não pensem que vou fazer destas Citações alguma coisa regular. Não leio assim tantos livros e nem todos têm algo de particularmente relevante ou marcante.

Esta citação que transcreverei aqui trata-se provavelmente do único parágrafo do livro onde nenhuma das seguintes palavras aparece: porra, merda, mangalho, puta, cabrão, foder (e todas as conjugações possíveis), cagar (idem), caralho, cú, pissa, rabeta, paneleiro, etc.. Para dizer a verdade, eu diria que o tradutor deve ter tido algum mérito no vocabulário. Falo de "A Sul de Nenhum Norte", de Charles Bukowski, um bêbado de primeira, aparentemente com orgulho.

Esta é para reflectir então:

 

[...] Lembrei-me de uma história que lera uma vez no Boletim das Corridas, sobre um cavalo de boa raça que ninguém conseguia acasalar. Arranjavam-lhe as éguas mais bonitas, mas o garanhão fugia sempre delas, intimidado. Então, houve um tipo que sabia como as coisas se fazem e teve uma ideia. Esfregou um bocado de lama numa égua muito bonita e o garannhão saltou-lhe logo para cima. A teoria era que o garanhão se sentia inferior àquelas belezas todas, mas que, quando essa mesma beleza esta enlameada, poluída, ele sentia-se pelo menos igual ou até talvez superior. A cabeça dos cavalos e a cabeça dos homens pode ser bastante semelhante.

 

Charles Bukowski, A Sul de Nenhum Norte, 1º Edição, Relógio d'Água Editores, página 213

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:20




calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D